Em hebraico: "Rafa" (cura) + "El" (Deus). Portanto, significa "Cura de Deus" ou, "Curador divino". Chefe dos anjos da guarda. Também invocado como anjo da Providência (que está sempre velando pela a humanidade). Em sua missão, está incluída a cura das feridas da alma e do corpo. É um dos sete espíritos que assistem mais próximos a Deus. Portador da cura divina. Conduz a humanidade no caminho de Deus, intercedendo pela cura dos males físicos e espirituais que possam nos desviar do caminho.
Nas Escrituras, se tornou humano alguns meses (Livro de Tobias - Antigo Testamento). Na história, acompanha e protege o jovem Tobias numa longa e perigosa jornada à região da Média, Egito. Nesse período, guiou Tobias, intermediou seu casamento e recuperou o dinheiro que era devido ao pai de Tobias (Tobit). Por fim, o guiou de volta a seu pai, acompanhado de sua esposa e curou seu pai de uma doença nos olhos, que o tornava cego. Depois disso, revelo-se como um dos sete arcanjos que assistem diante de Deus e ordenou que Tobias escrevesse tudo o que lhe acontecera.
Sempre com um peixe numa mão e um cajado na outra. O peixe significa a cura. Foi com um peixe que Tobias auxiliado por Rafael, cura Tobit da cegeuira. O cajado conduz os que estão fora do caminho, e querem ajuda.